sexta-feira, 3 de junho de 2011

Investigação põe em dúvida suicídio de Allende

unisinos

1/6/2011

O presidente socialista chileno Salvador Allende pode ter sido assassinado, segundo material revelado pela TV estatal, que contradiz a versão oficial de suicídio divulgada pela ditadura do general Augusto Pinochet e adotada até por socialistas como prova de um certo heroísmo do líder deposto.

O programa “Informe Especial”, da Televisão Nacional, exibiu na noite de segunda-feira relatório feito pela Promotoria Militar do Chile com os testes de balística, as impressões digitais na arma, testemunhos e necropsia elaborada no mesmo dia em que Allende morreu, durante o golpe de 11 de setembro de 1973.

A notícia é do jornal Zero Hora, 01-06-2011.

O legista uruguaio Hugo Rodríguez analisou os registros e concluiu: Allende foi atingido por duas balas – uma de guerra e outra de menor calibre. O documento que serviu de base para a análise foi encontrado em uma casa demolida no ano passado em Vitacura, onde morou o coronel José Horacio Ritz Undurraga, que havia sido relator da Corte Marcial. As conclusões de Rodríguez coincidem com o relatório do legista chileno Luis Ravanal, de 2008, que comparou a necropsia dos militares com perícias policiais e, com isso, chegou à conclusão de que houve dois disparos.

O uruguaio explicou que o fragmento ósseo descrito na necropsia oficial, onde haveria o orifício pelo qual saiu uma das balas, é “chave” para esclarecer a morte de Allende, mas é possível que esse fragmento tenha se perdido durante uma exumação noturna, sem peritos, quando os ossos de Allende foram transferidos a um caixão menor.

Allende foi enterrado de forma semiclandestina em 12 de setembro de 1973, no balneário de Viña del Mar, e exumado em 1990, após a restauração da democracia, e o corpo transferido para Santiago, onde recebeu honras de chefe de Estado. Rodríguez afirma que as novas conclusões reforçariam a tese do assassinato de Allende. E foi além: na veste de gola alta usada pelo presidente ou até mesmo no seu peito não foram encontrados vestígios de sangue.

– O buraco de bala era grande. O fato de não haver sangue é contra a lógica – acrescentou o legista, que acredita que Allende recebeu a segunda bala já morto, não mais de pé.

A senadora Isabel Allende, filha do político, criticou duramente a reportagem da TV, afirmando que não apresentou nenhuma novidade e que foi uma falta de respeito à investigação sobre a morte do ex-presidente.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...