quarta-feira, 20 de abril de 2011

Ministros dizem que debate sobre tortura seguirá

13/8/2008

unisinos

Um dia após o presidente Lula ter cobrado o fim da polêmica com militares sobre a punição a torturadores da ditadura, os ministros Tarso Genro (Justiça) e Paulo Vannuchi (Direitos Humanos) disseram ser impossível colocar um ponto final no debate, que seguirá na sociedade e no Judiciário.

A reportagem é de Andréa Michael e Eduardo Scolese e publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, 13-08-2008.

"O Judiciário, sim, é a instância para trabalhar, protestar, encaminhar, arbitrar e decidir em última instância sobre isso. Então, nesse sentido, o debate não tem como ser interditado", disse Vannuchi.

"O secretário de direitos humanos de qualquer partido, de qualquer governo, de qualquer país, deixará de ser secretário de direitos humanos se aceitar a idéia de que o tema da tortura não deve ser trabalhado", completou, em fala na reunião do CDDPH (Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana).

O ministro da Justiça afirmou que suas últimas declarações, somadas às falas dos comandantes das Forças Armadas, "colocam um ponto final na questão no âmbito do Ministério da Justiça", mas que "o debate seguirá na sociedade civil". Para ele, o debate é mais amplo do que a Lei da Anistia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...