segunda-feira, 25 de abril de 2011

Ex-ministro Tarso Genro critica manutenção da Lei da Anistia

03/05/2010 - 11h37

folha.uol.com

GRACILIANO ROCHA
da Agência Folha, em Porto Alegre

O ex-ministro da Justiça e pré-candidato do PT ao governo do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, criticou hoje a manutenção da anistia a agentes do Estado que praticaram tortura durante a ditadura militar (1964-1985).

A decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de manter inalterada a Lei de Anistia, disse ele à Rádio Gaúcha hoje de manhã, pegou "muito mal para o Brasil no exterior".

Tarso afirma que a prática de tortura era proibida pela legislação vigente durante o regime e, portanto, não deveria ser considerada crime político.

"A responsabilização de indivíduos que cometeram esses delitos comuns seria a exibição de um grande pacto democrático sólido no Brasil, que infelizmente não aconteceu", declarou na entrevista.

Quando estava no ministério, Tarso e o colega Paulo Vannuchi (Direitos Humanos) abriram uma polêmica no governo Lula ao defender a revisão da anistia, que teve oposição de Nelson Jobim (Defesa).

"Essa decisão é um erro histórico grave porque coloca no mesmo plano aqueles que resistiram à ditadura, os que apoiavam o regime e não acreditavam que isso [tortura] ocorresse e aqueles que cometeram esses desatinos que não são aceitos pela legislação política ou penal de qualquer país", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...